AULA 2 - VISÃO - CONSTRUINDO MODELOS - PROF SHEILA - 6 A,B,C,D e E - CIÊNCIAS

 






Boa tarde Turmas! Tudo bem? Espero que sim!

 

A) Agora que você trouxe algumas informações sobre o olho humano, registre o texto abaixo  em seu caderno de ciências e leia com atenção:

 

 

Olhos humanos

Os olhos são estruturas responsáveis pela visão. Esse órgão é complexo e formado por várias partes que garantem a captação efetiva das imagens. A seguir, exploraremos melhor a anatomia do olho humano, conhecendo mais profundamente suas partes e a função de cada uma delas.

O olho humano é formado por uma série de elementos que atuam de forma conjunta. Há porções responsáveis, por exemplo, por permitir a entrada da luz e por elementos capazes de transformar o impulso luminoso em impulso elétrico. Entre as principais partes do olho humano, podemos citar:

·         Conjuntiva – A conjuntiva é uma membrada mucosa que reveste posteriormente as pálpebras e recobre a superfície anterior do olho até a córnea;

·         Esclera – Essa porção do olho corresponde ao chamado “branco do olho” e constitui um suporte externo fibroso para a inserção de músculos extra-oculares;

·         Córnea – A córnea é a parte transparente do olho, está localizada anteriormente e possui de 10 mm a 11 mm de diâmetro. Ela atua como meio refrator por possuir índice refracional maior que o do ar, além de garantir proteção contra micro-organismos.

·         Íris  A íris é a porção que dá cor aos olhos e está localizada na parte anterior do cristalino e posterior da córnea. Essa região possui importantes músculos que possibilitam o aumento ou a diminuição do tamanho da pupila de acordo com a quantidade de luz no ambiente.

·         Pupila – A pupila é uma região localizada no centro da íris e apresenta-se como um pequeno círculo escuro que muda de tamanho. Ela é uma abertura por onde a luz entra a fim de encontrar o cristalino.

  • Cristalino – O cristalino, também chamado de lente, é um disco transparente rico em proteína que divide o olho em duas partes: a anterior e a posterior. A porção anterior apresenta o humor aquoso, que se destaca por ser uma substância aquosa de cor clara. Já na porção posterior está o humor vítreo, que é um material gelatinoso formado por água, fibras de colágeno e ácido hialurônico. O cristalino promove a acomodação visual, pois modifica sua forma para garantir maior nitidez na visão.
  • Retina  A retina é a camada encontrada internamente no olho e destaca-se por possuir fotorreceptores que são capazes de captar a informação visual e enviar essa mensagem ao nervo óptico. Isso significa que é na retina que as ondas luminosas transformam-se em impulsos nervosos.

Nos seres humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras: os cones e os bastonetes. Os cones são pouco sensíveis à luz, mas garantem a visão em cores. Os bastonetes, por sua vez, não são capazes de distinguir cores, entretanto, são mais sensíveis à luz, o que nos permite ter uma visão noturna em preto e branco.

  • Nervo óptico – Esse nervo é responsável por garantir que impulsos elétricos do olho sejam levados para a área específica do cérebro que efetua a sua interpretação.

 

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Olhos humanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/olhos-humanos.htm. Acesso em 17 de agosto de 2020.

B)    Agora que já conhece as estruturas do olho humano, vamos realizar os desafios do caderno do aluno?

 

C)  Você deverá fazer os experimentos das páginas 7 e 8 vol 3 (parte 2) (Experimento da refração e experimento da Câmara escura). Siga passo a passo para a construção dos Modelos.

 

Assista o vídeo abaixo para auxiliar na elaboração da câmara escura.


D)  Procure filmar e registrar os desenhos no caderno.

 

E)  Após os experimentos realizados, não esqueça de responder as perguntas da apostila.

 

ENTREGAR A FILMAGEM E OS REGISTROS ATÉ 30/08/2020


ORIENTAÇÕES

A) Assista as aulas no CMSP:  Fique de olho na programação (as aulas de ciências são no período da manhã          segunda as 8:15 e sexta 7:30)     

      B)  Acesse o blog da escola  ,APP do centro de mídias, e google classroom

C)   Ler com atenção as orientações e conteúdos disponibilizados no blog e no classroom

D)  Utilize o caderno do aluno volume 3(parte 2) para realizar as atividades, seguindo as orientações da professora

E)    Responder as perguntas, tirar foto do caderno e enviar para a professora por e-mail, como orientado no blog e ou no Google classroom.

F)   6os A, B,D e E – nosso encontro no CMSP, durante o bimestre será todas as segundas- feiras, respeitando as aulas de ciências que estão no horário (ver caderno).

G)   6 C – nosso encontro no CMSP, sempre as terças-feiras na  quarta aula

meu email :sdagest@gmail.com

SEGUE ABAIXO LINK PARA ACESSAR O CADERNO DO ALUNO VOL3



https://drive.google.com/file/d/1kgyFoPb-5Tv25Th9xin6IOGUGJS1w_2_/view?usp=sharing



Um grande abraço a todos!

Prof

Sheila

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